luto

Morreu a artista plástica Ophélia Carmem Cóser

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Fotos: Arquivo pessoal/

Caçula entre seis irmãos, a artista plástica Ophélia Carmem Cóser, 98 anos, nasceu em Porto Alegre. Ela foi casada com o médico Reinaldo Fernando Cóser, falecido em 1974. Eles tiveram seis filhos, Pedro, Virgínia, Francisco, Marcelo, Paulo e Reinaldo, 14 netos e seis bisnetos.

A porto-alegrense formou-se bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1942. Em 1957, Reinaldo foi contratado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), trazendo a família à Cidade Cultura. Em Santa Maria, Ophélia especializou-se em artesanato. Ela até desenvolveu uma técnica que transformava flores desidratadas em quadros. O gosto pelas artes influenciou membros da família. Depois de quatro décadas sem tocar, a musicista, aos 79 anos, retomou o piano e se apresentou em diversos recitais no Theatro Treze de Maio.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

No dia a dia, era cativante, querida, disposta e entusiasmada, segundo a filha:

- Mesmo em meio aos desafios que a vida impôs, nunca se queixou. Dedicada à formação dos filhos e agregadora, sempre tinha uma palavra de alento e amor.

Viajar e passear era uma das atividades preferidas de Ophélia. A idosa adorava dirigir, atividade que exerceu até 2006. Aos 85 anos, foi aconselhada a parar de conduzir o carro.

Em 1983, ela conheceu o Japão e, a última viagem que fez ao exterior foi para Chicago, para ver o neto Francisco formar-se violinista, em 2014.

Virgínia e a mãe moravam juntas. Para a filha, ficará a saudade dos almoços aos finais de semana:

- Ela se preocupava em oferecer os pratos preferidos de cada um, para agradar a todos. Com ela, a mesa ficava repleta e divertida.

Nos últimos anos, a principal festa da família era o aniversário da matriarca.Paulo acompanhava a mãe no cinema, teatro e em shows. Ophélia se deleitava ao ouvir o filho tocando piano:

- Nossa mãe era carinhosa, conselheira e de bem com a vida.

Ophélia Carmem Cóser morreu em 18 de julho, devido a uma pneumonia. Ela foi cremada, no dia seguinte, no Crematório Angelus, em Capão do Leão.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Falecimentos em Santa Maria e região Anterior

Falecimentos em Santa Maria e região

Próximo

Morre o médico Gabriel Pinto